sexta-feira, 19 de outubro de 2007



Foto ASSOCIATED PRESS
EURO'2008
Portugal vence Cazaquistão em Almaty

» Makukula e Ronaldo resolveram nos últimos dez minuto


» EURO'2008 | Grupo A Estádio Tcentralny - Almaty

Cazaquistão 1-2 Portugal
Byakov, 90+2' Ariza Makukula, 82'
Cristiano Ronaldo, 90+1'


Foi mais difícil do que aquilo que se previa, mas Portugal lá ganhou ao Cazaquistão (2-1) e mantém-se em posição privilegiada para assegurar uma das duas vagas do Grupo A para o Euro'2008 - tem agora 23 pontos amealhados. O espectro de novo empate a Leste chegou a pairar durante largo período da segunda metade, porém o estreante Ariza Makukula e o capitão Cristiano Ronaldo desbloquearam a situação, com dois golos últimos dez minutos.

A dupla Scolari e Murtosa tornou a apostar no mesmo onze que derrotou o Azerbaijão no passado sábado e a atitude inicial da equipa lusa foi semelhante à que havia demonstrado nos primeiros minutos do jogo de Baku. Todavia, com o passar dos minutos, Portugal foi deixando de criar situações de perigo junto da baliza contrária - as melhores haviam pertencido a Hugo Almeida e Miguel Veloso - e tornou-se um conjunto apático, sem que os desinspirados Deco, Quaresma ou Ronaldo conseguissem pegar no jogo.

Na segunda parte, o ritmo manteve-se, agora com os comandados de Arno Pijpers a fazerem pela vida, insistindo por vezes em demasia no anti-jogo, e Portugal parecia não querer levar mais que um ponto de Almaty. Murtosa mexeu na equipa, sacando Maniche e arriscando as entradas de Nani e Makukula, mas o encontro, depois da sacudidela que as substituições trouxeram, manteve o mesmo cariz: Portugal atacava mal e sem ideias, enquanto o Cazaquistão lá ia deixando correr o tempo para tentar juntar mais um resultado positivo à história do seu futebol.

No entanto, quando já se começavam a fazer contas a novo deslize, os últimos dez minutos trouxeram os golos. Aos 82 minutos, Quaresma ganhou a linha pela segunda vez em mais de uma dezena de tentativas e encontrou Makukula solto na pequena área para o um a zero. Portugal relaxou, finalmente. E, já com Moutinho a equilibrar o meio-campo, dobrou a vantagem nos descontos, com Nani a oferecer a confirmação do triunfo a Ronaldo. Assim, pouca importância será dada à desatenção defensiva que deu a Byakov o tento redutor dos cazaques.

Ultrapassadas as primeiras duas finais, Portugal tem agora dois jogos em casa - Arménia e Finlândia - para selar a qualificação para o Áustria/Suíça. Mas só nas perspectivas mais optimistas - em caso de deslizes dos finlandeses e dos sérvios - é que garantirá o apuramento antes do último jogo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...