
Numa verdadeira tarde de Verão, o Mocidade F.C. deslocou-se ao campo do Vinha da Rainha para disputar o último e decisivo do Campeonato da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Coimbra. Neste encontro estava em jogo toda uma época e um lugar no próximo ano na Divisão de Honra.
O Mocidade F. C. apresentava-se em vantagem neste play-off, fruto da vitória na 1ª mão no seu campo por 1-0. No entanto, o Vinha da Rainha apostava tudo neste jogo, procurando virar o resultado a seu favor.
Não foi um jogo muito bonito, mas valeu sobretudo pela emoção.
Quando se esperava uma entrada a todo o gás por parte da equipa da casa, a verdade é que foi o Mocidade F.C. que melhor entrou no jogo: logo no primeiro minuto de jogo, Danilo recupera a bola a meio-campo, faz espantosa desmarcação para Pina que na cara do guarda-redes faz o 1-0. Este golo foi ouro sobre azul para o Mocidade F.C., que dilatava a vantagem na eliminatória e colocava ainda maior pressão no Vinha da Rainha.
Como lhe competia, a equipa da casa passou a tomar conta do jogo, em parte por força da valia dos seus atletas, mas também por estratégia do Mocidade F.C., que consentia esse maior domínio do jogo e se reunia com extrema eficácia e entreajuda em termos defensivos, sem nunca deixar de procurar explorar o contra-ataque que sempre levou perigo à baliza do Vinha da Rainha, chegando mesmo a ter uma ocasião em que Xaró isolado permitiu o desarme do defesa adversário e uma situação de bola ao poste por Renato.
Porém, ainda na 1ª parte o Vinha da Rainha alcançou o empate, num golo oportuno do seu ponta-de-lança, naquele que foi o único erro da defensiva do Mocidade F.C. durante todo o jogo.
Na 2ª parte a toada do jogo manteve-se. O Vinha da Rainha a procurar explorar os seus pontos fortes, fazendo uso do seu futebol directo e da exploração dos lances de bola parada, e o Mocidade F.C. a defender com unhas e dentes a vantagem na eliminatória, nunca deixando de colocar em sentido a defensiva adversária através de lances de contra-ataque.
Com o aproximar do fim do jogo, o Vinha da Rainha passou a jogar mais com o coração do que com a cabeça, perante uma equipa do Mocidade F.C. bastante concentrada e que nunca permitiu leviandades, jogando seguro e simples, mostrando que por vezes a melhor forma de jogar é "pontapé para a frente".
Com o derradeiro apito do árbitro do encontro rebentou a festa da equipa e staff do Mocidade F.C., bem como dos seus indefectíveis e sempre presentes adeptos, festa essa que se prolongou pela noite dentro.
O caso não era para menos: o sonho de subir de divisão tinha sido alcançado!!! Pela primeira vez na sua longa história o Mocidade F.C. vai disputar a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra!